Iniciativa em parceria com Uber, Mobilize, Raízen, Tupinambá e Carrefour Property dá continuidade ao projeto criado para facilitar o acesso a veículos elétricos e construir um ecossistema de impacto socioambiental na cidade
O maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina voltado para motoristas de aplicativo avança em São Paulo e entrega dois lounges para carregamento de veículos elétricos na cidade. A iniciativa faz parte da parceria entre Zarp Localiza (solução customizada para motoristas de aplicativo da Companhia), Uber, Carrefour Property, Mobilize (marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade), Raízen (licenciada da marca Shell no Brasil) e Tupinambá.
Os dois primeiros espaços foram instalados nas lojas Carrefour Giovanni Gronchi (Av. Alberto Augusto Alves, 50 – Vila Andrade) e Imigrantes (Rua Ribeiro Lacerda, Rod. dos Imigrantes, 940). Cada lounge é equipado com duas estações de carregamento ultrarrápidas de 24 KW a 30 KW de potência (um carro com 15% de bateria leva, em média, 40 minutos para chegar a 80% garantindo uma boa autonomia para rodar pela cidade), poltronas para descanso, tomadas para carregar o celular e wi-fi. O carregamento no local pode ser utilizado gratuitamente pelos clientes Zarp Localiza.
Desde o lançamento do projeto, em setembro de 2022, a iniciativa já disponibilizou 80 Renault Kwid E-tech 100% elétrico para os motoristas de Uber rodarem pelas ruas da capital paulista.
“A partir dessa parceria com grandes players do ecossistema de mobilidade, vamos conseguir avaliar o desempenho do carro a partir de quem o usa intensamente e gera mais emissão de GEE – os motoristas de aplicativo. Nossa proposta é beneficiar o meio ambiente, o motorista (que tem oportunidade de aumentar sua renda) e a sociedade. Com a entrega desse lounge, ampliamos as oportunidades para os clientes Zarp que poderão fazer a recarga em um ambiente confortável e com oferta de benefícios para facilitar a rotina”, explica Rodrigo Bastos, diretor de Zarp Localiza.
Mais conhecimento sobre o impacto dos veículos elétricos na agenda ESG da cidade
Ao democratizar o acesso a carros elétricos para motoristas de aplicativo, a iniciativa deu início a formação de um ecossistema de mobilidade elétrica. Juntos, os players vão contribuir para trabalhar os três pilares do ESG. No Ambiental a iniciativa vai contribuir para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de carros que rodam nas cidades brasileiras. No Social, deve impactar a vida dos clientes motoristas de aplicativo maximizando seus ganhos, além de dar acesso a um carro de alta tecnologia embarcada, a um custo mais competitivo.
Como os motoristas de aplicativo usam intensamente o carro, o projeto vai gerar uma série de informações valiosas para os players e a sociedade entenderem como o carro elétrico afeta a cidade, assim, será possível qualificar processos e ser mais assertivos nas tomadas de decisão em relação ao tema. Dessa forma a Governança das empresas envolvidas no projeto também será impactada.
“Esse projeto é de extrema importância para nós, pois se torna uma rica fonte de conhecimento sobre os hábitos de uso dos motoristas de aplicativo com o Kwid E-Tech, permitindo melhorias em nossos serviços já ofertados e até mesmo a criação de inéditas soluções futuras”, explica Ricardo Mendes, da Mobilize Beyond Automotive.
Para Marco Cruz, diretor da área de Desenvolvimento de Negócios da Uber, o projeto tem um potencial enorme de atrair cada vez mais motoristas parceiros para dirigirem carros elétricos. “Temos como meta global na Uber zerar todas as emissões da plataforma até 2040, e participar de um projeto tão relevante que comprova os benefícios econômicos de dirigir um veículo elétrico, além de todo o impacto ambiental, nos traz ainda mais certeza de que estamos na direção certa. Sabemos que o caminho para um mundo sustentável é um trabalho de equipe e, por isso, ficamos felizes em atuar juntos com empresas parceiras para conseguirmos conquistar esses objetivos”, afirma Marco.
“Devido ao nosso propósito de redefinir o futuro da energia no país e liderar a transição energética, ampliamos nossos planos e o programa Shell Recharge no Brasil. É mais do que uma honra para a Raízen fazer parte de um projeto que vai fomentar um ecossistema de impacto socioambiental e compreender a fundo a influência da eletromobilidade na cidade de São Paulo, contribuindo para a descarbonização do setor automotivo”, comenta Ana Paula Kira, Gerente de Eletromobilidade da Raízen.
“A infraestrutura de recarga que desenvolvemos para essa iniciativa foi totalmente pensada em promover uma experiência única, inovadora e sustentável. São diversos benefícios não só para os motoristas parceiros como para todos os consumidores de carros elétricos que quiserem abastecer no local e garantir uma performance ainda mais eficiente durante a sua jornada. Os motoristas cadastrados na plataforma Zarp Localiza em parceria com a Uber e Renault podem aumentar sua rentabilidade em até 30% e reduzir 80% dos seus gastos, além de ter acesso a um valor promocional na nossa ampla rede de carregamento Shell Recharge. Os consumidores que não são clientes da agência também poderão utilizar o serviço de recarga rápida nos lounges normalmente, com pagamento médio de R$ 1,90/KWh por meio do aplicativo da Tupinambá, empresa investida da Raízen”, finaliza a executiva.
“A Tupinambá está feliz em ser a parceira de tecnologia de recarga desta iniciativa em prol da mobilidade elétrica. Por meio de nosso app os usuários poderão encontrar o eletroponto mais próximo, verificar a disponibilidade de uso em tempo real, desbloquear o carregador e realizar o pagamento. Tudo de uma forma simples, para garantir a melhor experiência de recarga possível”, comenta Gustavo Gontijo, diretor de marketing e vendas da Tupinambá.
Sobre a Zarp Localiza
Zarp Localiza é uma solução da Localiza para motoristas de aplicativos que ajuda desde os desafios do dia a dia do trânsito até a gestão financeira das viagens. Lançado em 2021, Zarp oferece inúmeros benefícios como plano de locação com pagamentos semanais e pós-pagos, com débito direto dos ganhos da Uber, atendimento 24h e lojas exclusivas. Conta ainda com um aplicativo que permite ao cliente gerenciar manutenções, revisões, substituição de carros, gerenciamento de corridas, contas a pagar e multas. O app, ainda, avalia o comportamento de direção do cliente, concedendo benefícios para aqueles com melhor desempenho.
Sobre a Mobilize
Mobilize é a marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade e oferece uma ampla gama de serviços veiculares graças a uma plataforma tecnológica integrada: financiamento, seguro, pagamentos, energia, manutenção e recondicionamento. Construída em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize incentiva uma transição energética sustentável, em linha com o objetivo do Renault Group de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e em sua ambição de desenvolver o valor da economia circular
Sobre a Uber
A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de mais de 43 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a Tupinambá
Buscando valorizar o impacto do uso de energia limpa para descarbonização do setor automotivo, a Raízen estabeleceu, em janeiro de 2022, parceria com a Tupinambá Energia, liderando uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular no País. A Tupinambá possui uma plataforma digital integrada a uma rede com mais de mil pontos de recarga mapeados, possibilitando que diferentes empreendimentos comerciais ofereçam serviço de carregamento elétrico para seus consumidores. O aplicativo da startup também é utilizado para os pagamentos das recargas realizadas nas estações Shell Recharge.